Nos últimos anos, empresas do mundo inteiro mudaram muito diante das forças de globalização e incerteza econômica.  Essas forças estão mudando os fundamentos de administração e de operação empresariais. Nesse mundo, novas maneiras de aumentar a produtividade, flexibilidade e agilidade do negócio deixaram de ser opcionais; são fatores essenciais para o ambiente de trabalho do futuro.

O relatório Ambiente de Trabalho do Futuro, da Citrix – uma pesquisa independente e global de 1900 tomadores de decisão executivos da área de TI – destaca a tendência global de mobilidade: condição em que as pessoas podem mudar seu trabalho para estabelecerem locais e horários mais convenientes.  Para apoiar aqueles que podem trabalhar de qualquer lugar, as empresas devem oferecer acesso seguro aos aplicativos, arquivos e serviços empresariais para cumprir com os requisitos de privacidade e compliance e para proteger dados sensíveis.  A mobilidade está transformando a operação de empresas modernas, porque oferece mais flexibilidade, maior produtividade pessoal, evita a difícil locomoção no trânsito congestionado das grandes cidades e viabiliza um equilíbrio maior entre a vida pessoal e o trabalho.

As empresas estão reconhecendo essa tendência – 91% pretendem criar uma força de trabalho mais móvel – que vai além dos benefícios para o funcionário. É uma situação onde todos ganham. As empresas aproveitam de uma força de trabalho mais ágil e flexível capaz de adaptar-se às prioridades da empresa e às necessidades do cliente. As empresas conseguem atrair e reter os maiores talentos, reduzir as despesas com viagens corporativas, espaço e perda de funcionários e garantir a continuidade de operações durante interrupções de negócios. Por isso, 80% das empresas que implementaram estilos de trabalho móveis já constataram benefícios financeiros diretos.

Um ambiente de trabalho menor e mais bem projetado

O ambiente de trabalho atual está evoluindo.  As empresas que adotaram uma estratégia de mobilidade preveem que, em geral, o espaço usado para escritórios deve cair 17% até o final de 2020. Eles também preveem que quase um terço (29%) dos funcionários deixarão de trabalhar em escritórios tradicionais.  Mas, as pessoas que continuam frequentando o escritório querem um ambiente criativo e inspirador. As organizações estão redesenhando o ambiente de trabalho para enfrentar esse desafio e incentivar mais mobilidade e a adoção das tecnologias de última geração.

Ao mesmo tempo, o uso de espaço é otimizado, com menos espaço dedicado a cada funcionário.  Em organizações com uma visão do futuro, muitas pessoas não esperam uma mesa de trabalho individual. Na realidade, o ambiente de trabalho do futuro terá apenas sete mesas para cada 10 funcionários de escritório.

Os executivos preveem que dois terços (64%) dos seus funcionários devem acessar a rede corporativa de casa.  A mobilidade não para por aqui.  A maioria das pessoas trabalhará dos locais de projetos e em campo, dos escritórios de parceiros e clientes e durante viagens de negócios, em trânsito ou até durante suas férias.

As empresas e seus funcionários se beneficiam da capacidade de 'migrar' seu trabalho para o local mais apropriado.  Ao mesmo tempo, praticamente todos os tomadores de decisões reconhecem a necessidade de otimizarem o espaço ocupado pela empresa e de oferecerem um ambiente de trabalho mais flexível.  No ambiente de trabalho do futuro, os escritórios são redesenhados para serem locais criativos, inspiradores e colaborativos para colegas de trabalho. Esses serão lugares onde as empresas constroem e fomentam culturas incríveis.

O escritório tradicional passa a refletir mais um campus universitário, com um número menor de mesas e mais espaço para colaboração, inspiração e direção. As pessoas visitam o campus para interagir, apreender, trabalhar e compartilhar ideais.  Dentro e fora do campus, as pessoas são livres dos limites rígidos do ambiente de trabalho tradicional.  Com tecnologias de colaboração, os funcionários podem compartilhar ideais pessoalmente, ou através de videoconferências em alta definição com equipes virtuais.  O funcionário consegue realizar todo o seu potencial com a adoção das tecnologias mais recentes para acessar informações empresariais com segurança do local mais conveniente.

Um ambiente de trabalho para todos
A mobilidade permite migrar o trabalho entre pessoas, locais e horários, eliminando as regras estáticas que existem entre as pessoas e o ambiente de trabalho tradicional.  Os executivos conhecem os benefícios da mobilidade e estão redesenhando seus ambientes de trabalho e suas políticas de trabalho para servirem uma força de trabalho cada vez mais móvel, de maneira mais eficiente e segura.

Com a mobilidade, as empresas estão criando o ambiente de trabalho do futuro – onde as pessoas podem acessar os recursos necessários para fazer seu trabalho de qualquer lugar. Com uma força de trabalho altamente móvel, as empresas precisam garantir a disponibilidade das informações onde e quando necessário, e também controlar e proteger informações sensíveis.