A segunda fase do projeto de apoio ao meio ambiente da Huawei com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), o Tech4Nature, deve começar em janeiro de 2024. Segundo Beatriz Barros, oficial da IUNC na América do Sul, a ideia é testar uma aplicação que analise o nível de salinização da água em uma comunidade extrativista com manguezal no Pará, de modo a entender como a mudança do clima impacta na água e na economia dessa comunidade.

Barros explicou que o projeto será produzido no próximo ano e meio. A ideia é que após esse piloto, a aplicação que terá conectividade e nuvem, será levada para outras comunidades. Com apoio de universidade pública no Pará, ainda não está claro como os dados de salinização da água serão repassados aos usuários locais, se por meio de app para celular ou painel web, por exemplo.

A representante do órgão da ONU defendeu que as soluções precisam ser simples, nada sofisticadas, além de contar com apoio da comunidade que passa pelos problemas no meio ambiente.

Esta é a segunda etapa do projeto Tech4Nature e chega pela primeira vez ao Brasil. Na edição anterior, que começou em 2020, a fornecedora e a IUCN testaram o uso de tecnologias em áreas de proteção ambiental no México, Ilhas Maurício, Espanha, Suíça e China. O objetivo da ação é colaborar para que a meta de conservação de 30% em áreas marítimas e terrestres, segundo Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal (GBF), seja alcançada.