O Facebook adicionou ferramentas novas e opcionais para reconhecimento facial em imagens publicadas de usuários na rede social. Com as novas tecnologias, um usuário poderá saber quando ele aparecer em fotos nas quais não está marcado, além de poder proteger sua imagem para evitar que outra pessoa se passe por ele. Outra novidade é que cegos ou deficientes visuais que utilizam o leitor de tela serão informados quem são as pessoas que aparecem nas imagens.

Na ferramenta da mídia social, os pixels (elementos de imagens) da foto em que a pessoa foi marcada são analisados pela tecnologia. Em seguida, o sistema gera um template que é acionado quando vídeos e fotos são publicados no Facebook, e, assim, o internauta é avisado da publicação.

A ideia da rede social é que o usuário terá controle total da ferramenta. O internauta definirá se seu rosto pode ou não ser reconhecido pelo Facebook, sendo que essa função pode ser ativada e desativada a qualquer momento. O lançamento do sistema de reconhecimento facial é global, exceto para Canadá e União Europeia.