A União Europeia fez uma reclamação formal à Meta por vincular o marketplace do Facebook à própria rede social. Com isso, de acordo com a UE, a empresa estaria expulsando concorrentes de anúncios de classificados.

O grupo antitruste da Comissão Europeia enviou à empresa de Mark Zuckerberg nesta segunda-feira, 19, uma declaração de objeções, abrindo caminho para possíveis multas ou mudanças no modelo de negócios da empresa.

“Com sua rede social Facebook, a Meta atinge globalmente bilhões de usuários mensais e milhões de anunciantes ativos”, disse a comissária antitruste da UE, Margrethe Vestager, em um e-mail anunciando a escalada do caso. “Nossa preocupação preliminar é que a Meta vincule sua rede social dominante, o Facebook, a seus serviços de anúncios classificados on-line chamados Facebook Marketplace”, o que significa que “os usuários do Facebook não têm escolha a não ser ter acesso ao Facebook Marketplace”.

O órgão regulador da UE disse que também está preocupado com o fato de a Meta impor condições comerciais injustas que permitem o uso de dados em serviços de anúncios classificados on-line concorrentes.