O custo do frete é citado por quatro em cada dez brasileiros que fazem compras através de apps como o que menos gostam na experiência com m-commerce. É o que informa a nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil.

Quem mais reclama do custo do frete são os habitantes da região Norte (47%). Vale destacar que as classes A e B criticam mais o custo do frete (42%) do que aqueles das classes C (40%) e D e E (38%). A diferença por grupo etário é ainda mais marcante. O grupo com 50 anos ou mais são os que mais reclamam do custo do frete (46%) em comparação com aqueles de 30 a 49 anos (39%) e os jovens de 16 a 29 anos (33%).

Por outro lado, o preço é o ponto mais positivo do comércio móvel brasileiro, de acordo com 37% dos entrevistados, e chegando a 40% entre aqueles das classes D e E. Já nas classes A e B a conveniência (30%) é mais importante que o preço – na prática, um empate técnico, dentro da margem de erro da pesquisa.

custo do frete

Shopee lidera

A Shopee manteve a liderança alcançada desde 2023, sendo citada agora por 26% dos consumidores móveis nacionais como seu app favorito para compras.

Por sua vez, a Amazon vem crescendo ano a ano e superou pela primeira vez o Mercado Livre, conquistando a vice-liderança, citada como o app favorito de m-commerce por 19% dos brasileiros. Ano passado eram 17% e dois anos atrás, 12%. O Mercado Livre caiu de 19% para 17% em um ano e está na terceira posição

Para a pesquisa, Opinion Box entrevistou 2.309 brasileiros que possuem smartphone, respeitando as proporções por gênero, faixa etária, classe social e distribuição pelas regiões di Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O relatório completo está disponível para download aqui.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!