A Siemens Mobility lançou recentemente no Brasil o seu programa Mobility as a Service (MaaS), uma solução de mobilidade urbana intermodal que promete integrar diversos serviços de transporte em um aplicativo. Ou seja, um app white label.

Na concepção da companhia alemã, a sua divisão de mobilidade desenvolve e customiza o app. A aplicação é preparada para rodar em nuvem, em formato de software totalmente aberto, de acordo com a necessidade do cliente, e o contratante tem o controle para gerenciar a plataforma.

O principal atrativo do MaaS é que ele pode personalizar a experiência do usuário, como ofertar opções de transporte mais barato ou mais confortável pelo perfil de sua viagem. Ao mesmo tempo, a empresa que controla o aplicativo pode usar os dados obtidos dos usuários para criar um perfil de mobilidade e assim adequar a oferta de transporte público para torná-la uma alternativa ante o transporte particular.

Entre os dados coletados pela plataforma da companhia alemã estão dados estáticos (como horários), dados em tempo real e informações sobre disponibilidade para reserva e emissão de bilhetes. Feito por meio de integração com todos os tipos de transporte com APIs proprietárias ou abertas.

No mundo, a plataforma é usada em mais de 80 provedores de serviço de transporte em países como Alemanha, Áustria, Estados Unidos e Suíça. Dois exemplos citados são: o DB Navigator, da Deutsche Bahn, que tem 30 milhões de usuários e 4 milhões de pedidos de viagens por dia na malha ferroviária alemã; e o DIMP, de Dubai, que integra metro, táxi, trens e Uber.

A cobrança para uso da plataforma pode ser por licença ou serviço.