A Siemens pretende aumentar em 500 milhões de euros o investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) em áreas como inteligência artificial (IA) e metaverso industrial, no ano fiscal de 2023, em relação ao ano anterior. A estratégia, anunciada nesta quinta-feira, 15, está focada em fortalecer sua posição em tecnologias como simulação, gêmeos digitais, eletrônica de potência, e apoiar o desenvolvimento da plataforma de negócios digital aberta Siemens Xcelerator.

O conglomerado se juntou com a Microsoft para acelerar a geração de códigos para automação industrial usando o ChatGPT. Com a NVIDIA, a Siemens está trabalhando no desenvolvimento de aplicações de metaverso industrial, a fim de melhorar o design, planejamento, produção e operação de fábricas e infraestrutura.

Siemens

Fábrica de alta tecnologia será construída em Cingapura (crédito: divulgação)

Nesta quinta-feira, o conglomerado apresentou sua estratégia de investimentos de 2 bilhões de euros, principalmente para expandir sua capacidade de fabricação, bem como laboratórios de inovação, centros educacionais e outras instalações próprias.

Para atender à crescente demanda no Sudeste Asiático, ele construirá uma fábrica de alta tecnologia em Cingapura, que será desenvolvida usando tecnologias de hardware inteligente e digital da própria Siemens, com investimento de 200 milhões de euros, gerando mais de 400 empregos.