Instagram

O Instagram (Android, iOS) anunciou nesta quinta-feira, 20, que começou a testar assinaturas pagas em suas contas. Neste teste que acontece somente nos Estados Unidos, alguns criadores de conteúdo escolhidos poderão cobrar pelos stories e lives que compartilharem.

“Com o tempo, esperamos expandir este recurso para que as assinaturas possam ser integradas em todo o sistema”, afirmou Adam Mosseri, diretor do provedor, em seu Twitter. Mosseri acredita que os criadores de conteúdo devam ter seu próprio relacionamento com os assinantes.

Até o momento, 10 criadores foram contemplados com o novo serviço. Os valores oferecidos para a cobrança compreendem oito faixas de preços: de US$ 0,99 até US$ 99,99 por mês, dependendo da complexidade do conteúdo.

O Instagram divulgou ainda que a rede não vai lucrar com estas assinaturas – pelo menos neste ano. Segundo o cogerente de produtos do da rede social, a ideia é “criar produtos monetizáveis onde for possível”.

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, elogiou o lançamento em seu perfil do Facebook, afirmando que as assinaturas “ajudariam os criadores a ganhar mais, oferecendo benefícios aos seus seguidores mais engajados, como acesso a lives e stories exclusivos.