Para manter receitas entrando e para acompanhar as regulações da União Europeia, a Meta lançou uma nova forma de assinatura paga mensal, sem publicidade, para Facebook e Instagram. A solução estreia também na Suíça e no Espaço Econômico Europeu (EEE). Quem preferir, pode não pagar e continuará recebendo recomendações publicitárias de acordo com o seu perfil nas redes sociais.

A assinatura paga começa a ser oferecida em novembro e poderá custar 9,99 euros na web ou 12,99 euros em Android e iOS. Até o final de abril de 2024, o valor inclui todas as contas vinculadas do Facebook e do Instagram – que podem ser encontradas na Central de Contas da pessoa usuária. No entanto, a partir de 1º de março, será aplicada uma taxa adicional de 6 euros/mês na web e de 8 euros/mês no iOS e Android para cada conta adicional listada no Centro de Contas do assinante.

“A opção para as pessoas adquirirem uma assinatura sem anúncios equilibra os requisitos dos reguladores europeus, ao mesmo tempo que dá escolha aos utilizadores e permite que a Meta continue a servir todas as pessoas na UE, no EEE e na Suíça. Na sua decisão, o Tribunal de Justiça da União Europeia reconheceu expressamente que um modelo de assinatura, como o que anunciamos, é uma forma válida de consentimento para um serviço financiado por anúncios”, explicou a holding em comunicado.

A Meta garante que aquelas pessoas que optarem por permanecer na opção gratuita terão a mesma experiência atual. E continua sendo possível gerenciar a experiência com os anúncios, marcando assuntos de interesse nas preferências.

Do mesmo modo, anunciantes continuarão podendo lançar campanhas na região para alcançar o público que optou por continuar vendo publicidade.

A assinatura sem anúncios estará disponível para maiores de 18 anos. A Meta informa que estuda novas formas de fornecer publicidade ao público adolescente de modo a evoluir conforme a regulação.