Os três fundadores da WeCleaver na rede

Os três fundadores da WeClever: Rodolfo Reis, CEO (de camiseta preta); Ana Carla Abreu, COO; Daniel Merli, CTO (crédito: divulgação/WeClever)

O fundador da WeClever, Rodolfo Reis, acredita que o ChatGPT-3 é mais fluido que outras plataformas de inteligência artificial. A companhia adotou a tecnologia no Clever Chat, um serviço que tem como prerrogativa entregar a venda para empresas via robôs de conversação em plataformas de mensageria, como o WhatsApp.

“A concepção do bot, quando foi empregada lá no começo, era uma experiência ruim. O menu era péssimo e todo mundo fez igual. Agora, o que observamos é que precisamos tirar essa fricção para gerar uma conversão”, diz o executivo. “Percebemos que a linguagem do ChatGPT-3 é mais fluída e natural quando usamos esse modelo. Podemos ter um modelo híbrido”, completa, ao lembrar que também testou o Lex, da Amazon.

Criada há três anos, a plataforma de marketing conversacional da WeClever tem como intuito reduzir a perda de vendas no carrinho de compras dos comércios eletrônicos. Com o ChatGPT-3, a tecnologia permite sugerir mensagens sugestivas ao cliente que abandonou o carrinho para voltar à compra, mas também atua para ativar clientes inativos, reduzir churn e, por consequência, aumentar a receita de recompra e o ticket médio.

Reis explicou que criou o app após dificuldade em conseguir canais de aquisições em serviços de mensageria, quando era então CMO da PlayKids. Vale dizer que o executivo ainda segue no conselho do app infantojuvenil.

Estratégia

Recentemente, a companhia liberou o Clever Chat como plataforma para uso gratuito em até 50 conversas por mês. Depois desse volume, a cobrança é baseada em volume de vendas. Historicamente, a empresa já resgatou mais de R$ 150 milhões nos carrinhos de venda e atendeu mais de 2 milhões de clientes.

“O Clever Chat é liberado para empresas com até um determinado volume de ou abandono de carrinhos/oportunidades. Estamos falando de aproximadamente 50 abandonos. Ou seja, um cliente de pequeno porte que ainda não tracionou”, explica. “Queremos mostrar que através da adoção de uma plataforma que é muito focada na venda através de canais conversacionais, ele (cliente) pode aprender a utilizar isso uma vez que e vamos ajudá-lo a falar com o público”, conclui.

Além de varejo, o WeClever também está presente em outras verticais como em serviços financeiros e educação. Entre seus clientes estão: Banco BV; Wine; Porto Cartões; Pravaler; e Pneustore. A empresa atingiu o breakeven no seu primeiro ano, e Reis conta que está em conversas com fundos, mas acredita que não é o melhor momento para fazer uma rodada de funding devido ao cenário macroeconômico.