Durante a apresentação da nova linha de smartphones da família Galaxy em San Francisco nesta quarta, 20, a Samsung também divulgou que o novo modelo S10 ganhará uma versão em 5G. Para tanto, a fabricante sul-coreana estabeleceu parcerias com diversas operadoras globais para lançamento no meio do ano (verão no hemisfério norte), pelo menos na Europa: Telefónica, Telecom Italia, Vodafone, Deutsche Telekom, EE, Orange, Sunrise, Swisscom e SK Telecom, além das norte-americanas AT&T, T-Mobile e Sprint.

Porém, o primeiro parceiro a lançar o aparelho será a norte-americana Verizon, devido ao trabalho conjunto na tecnologia 5G com a Samsung desde 2017. Tanto que o CEO da tele, Hans Vestberg, subiu ao palco para confirmar a exclusividade temporária. Entretanto, não foi divulgada uma data de lançamento, tampouco a duração dessa exclusividade.

Entretanto, nas informações divulgadas à imprensa é possível saber um pouco mais dos detalhes sobre o S10 5G da Samsung. Pelo menos na versão para os Estados Unidos, o smartphone virá equipado com o processador Snapdragon 855 da Qualcomm, combinado com o modem X50, o primeiro chip 5G da fornecedora. A plataforma é compatível tanto com frequências sub-6 GHz quando faixas em ondas milimétricas, segundo a Qualcomm.

Vale ressaltar que a plataforma de 7nm da Qualcomm será utilizada em determinados países, como os Estados Unidos. Em outros mercados, como no Brasil, a Samsung costuma utilizar o processador próprio Exynos, de 8 nm.

O lançamento da rede 5G da Verizon aconteceu em outubro nos Estados Unidos, mas inicialmente limitada à conexão fixa pela rede móvel (FWA, na sigla em inglês) e usando a faixa de 28 GHz. Na época, a empresa optou por usar um padrão próprio de tecnologia de acesso, mas disse estar comprometida a adotar o padrão da indústria tão logo estivesse disponível.

Em novembro, a Telecom Italia realizou testes com a Ericsson e a Qualcomm com um protótipo de smartphone utilizando justamente o mesmo modem X50. Nos testes, o grupo controlador da TIM Brasil utilizou a faixa entre 3,4 GHz e 3,8 GHz, a mesma que foi comprada no leilão de espectro do governo italiano. A companhia utilizou especificações do Release 15 do 3GPP para 5G New Radio, com solução de MIMO massivo.