Qualcomm Snapdragon X65

A Qualcomm lançou duas atualizações do modem Snapdragon X60 com conectividade 5G nesta terça-feira, 9: Snapdragon X65 e Snapdragon X62, ambos apoiados pela nova solução de rádio RFFE. A diferença dos dois modems é a velocidade de download: O X65 consegue 10 Gbps de download e o X62, 4,6 Gbps. Ou seja, o X65 é o primeiro do mundo com velocidade de 10 Gbps, algo que busca adicionar toda a potência da quinta geração das redes celulares em acesso e latência.

Durante o summit dedicado à plataforma móvel Snapdragon em dezembro do ano passado, Cristiano Amon, presidente e CEO eleito da Qualcomm, disse ao Mobile Time que sua empresa estava bem próxima de atingir os 10 Gbps de velocidade em redes celulares.

Os equipamentos são baseados no release 16 da 3GPP, funcionam em frequências sub 6 GHz e em ondas milimétricas (mmWave), além de atender os padrões TDD, SA (standalone), NSA (non-standalone) e FDD. Com o lançamento, os modems-to-antenna 5G da Qualcomm chegam à sua quarta geração.

Outro diferencial é que o os novos modems 5G recebem o módulo de antena Qualcomm 545 mmWave, o que possibilita o funcionamento de smartphones, tablets, PCs e dispositivos de Internet das Coisas em frequências de mmW de até 41 GHz. Além disso, há melhoria de sinal com inteligência artificial e redução de consumo de energia.

FWA

Qualcomm

Design de referência do Qualcomm FWA de segunda geração

Outra tecnologia de modem que a Qualcomm apresentou nesta terça-feira é a segunda geração de sua plataforma Qualcomm 5G Fixed Wireless Access (FWA), que permite conexão à rede via modems, de modo similar à banda larga fixa. Portando o X65, o equipamento pode alcançar velocidade de 10 Gbps.

Disponibilidade

Os Snapdragons X65 e X62 estão em testes com empresas parceiras da Qualcomm e terão os primeiros lançamentos comerciais em meados de 2021. Por sua vez, o Qualcomm 5G Fixed Wireless Access tem seus primeiros equipamentos comerciais programados para o primeiro semestre de 2022.