O Telegram escolheu como seu representante legal no Brasil o advogado Alan Campos Elias Thomaz. A medida atende a uma solicitação do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Alan tem experiência anterior em funções semelhantes, além de experiência em direito e tecnologia, e acreditamos que ele seria uma boa opção para essa posição enquanto continuamos construindo e reforçando nossa equipe brasileira. Alan Campos Elias Thomaz tem acesso direto à nossa alta administração, o que garantirá nossa capacidade de responder as solicitações urgentes do Tribunal e de outros órgãos relevantes no Brasil em tempo hábil”, informou o Telegram em comunicado ao STF.

Thomaz é especializado em privacidade digital. Formado pela universidade de Stanford, nos EUA, ele fez parte da Associação Internacional de Profissionais de Privacidade (IAPP, na sigla em inglês), é CEO e professor do Atech Privacy Center e é sócio-fundador do escritório Campos Thomaz Advogados, conforme indica a página do seu perfil no LinkedIn.

A indicação de um representante legal no Brasil acontece ao mesmo tempo em que o Telegram cumpre outras ordens da Justiça brasileira, como a exclusão de canais que propagam fake news e a remoção de posts mentirosos sobre as urnas eletrônicas, incluindo um no canal oficial do presidente da República, Jair Bolsonaro (veja exemplo abaixo). Com isso, o ministro do STF Alexandre de Moraes decidiu revogar a decisão de bloquear o Telegram no Brasil.

O Telegram é o aplicativo de mensageria que mais cresce no Brasil. Nos últimos 12 meses, aumentou 15 pontos percentuais em penetração sobre a base de smartphones nacionais e agora está instalado em 60% dos aparelhos, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel.