A prova de vida pela impressão digital (“fingerprint liveness”) poderá ser feita pelo próprio celular em uma solução da iProov que será lançada este ano. Essa ferramenta vai conferir mais eficiência e rapidez no processo de autenticação por impressão digital, podendo ser feita em qualquer lugar.

Para realizar a autenticação, é necessário que o usuário aponte a câmera do seu aparelho móvel em direção aos seus quatro dedos de uma de suas mãos – menos o polegar. Assim, o recurso vai registrar sua impressão digital. Em seguida, o próximo passo é registrar o polegar, completando todos os dedos de uma mão.

De acordo com o Renato Andrade, country manager da iProov no Brasil, este recurso está pronto, mas ainda faltam alguns testes de autenticação – com previsão de lançamento para este ano. Em 2025, o executivo menciona a expectativa de lançar uma atualização desta solução, registrando também a palma da mão, além dos dedos, para aprimorar ainda mais a precisão na autenticação.

A empresa tem parcerias em quatro vertentes: governo, sistema financeiro, hospitalidade e jogos online (online gaming). Entre seus parceiros estão Bradesco e Localiza. Com isso, a expectativa é que a autenticação biométrica dos dedos pelo próprio smartphone, tablet etc, possa agilizar um processo que normalmente acontece de forma presencial, em alguma instituição.

Credenciais verificáveis

Outro recurso que a iProov vem desenvolvendo é o de “credenciais verificáveis”. Com o objetivo de reduzir riscos e fraudes, além de garantir maior agilidade na validação e melhoria na experiência do cliente, a funcionalidade permite que a camada de identidade que é feita no mundo físico – diplomas, cartas de condução, passaportes, DNIs, certificados e outros elementos que demonstram as nossas capacidades ou características validadas por terceiros – seja trazida para o ambiente virtual.

Para isso, as credenciais verificáveis atuam como versões digitais assinadas como os documentos físicos emitidos para pessoas por várias empresas e instituições. Assim, é possível criar um link verificável entre a parte emissora e o sujeito ou titular da credencial. A solução tem previsão de ser lançada no próximo ano.