Todo desenvolvedor sonha em ver seu aplicativo figurando nas listas dos mais baixados da App Store e do Android Market. Quando isso acontece, a quantidade de downloads sobe ainda mais, pois essas listas são o caminho mais comum usado pelos consumidores para descobrir novos apps. Uma empresa francesa chamada Adlead oferece um serviço que funciona como um atalho para figurar nessas listas: trata-se da AppGrátis, uma solução de recomendação de apps que tem conseguido gerar entre 40 e 80 mil downloads de um mesmo aplicativo em um único dia no Brasil. "É como uma catapulta: pega o app e joga ele para as primeiras posições do ranking", compara Vlademir Bin, diretor geral da Adlead no Brasil.

O AppGrátis é um app móvel para iPhone. Todo dia, ele envia um email ou uma notificação na tela do celular com uma sugestão de app. Todo título indicado é resenhado por especialistas. "Queremos gerar downloads qualitativos", diz o executivo. Em 90% dos casos, a recomendação é de um título pago que, especialmente naquele dia, está sendo oferecido de graça. A distribuição gratuita temporária é acordada antes com o desenvolvedor. A receita vem da recomendação de apps comerciais, geralmente aqueles que envolvem grandes marcas.

Lançado em fevereiro, o AppGrátis conquistou mais 300 mil usuários no Brasil em 60 dias e uma receita de R$ 100 mil no primeiro mês. Na França, onde existe há mais tempo, o app conta com 2 milhões de usuários e deve gerar uma receita de 10 milhões de euros este ano. Na Espanha, são 900 mil usuários e foi registrado um faturamento de 300 mil euros no primeiro mês de atividade. Uma versão para Android foi lançada há pouco mais de um mês na França e ultrapassou 300 mil downloads. Ela deve chegar em breve no Brasil.

Recentemente, devido a uma revisão da política da Apple para sua loja de aplicativos envolvendo o uso do número de identificação do iPhone (conhecido como UDID), o AppGrátis foi retirado da App Store por algumas semanas, mas acabou de retornar. "Deixamos de contabilizar 200 mil novos usuários nesse período", lamenta Bin.

Análise

O sistema de recomendações é uma alternativa às adnetworks móveis, até agora a opção mais popular utilizada por desenvolvedores para divulgar seus apps. Com o crescimento dos catálogos das principais lojas de aplicativos móveis, os desenvolvedores precisam ser cada vez mais criativos para divulgar seus títulos. Contudo, é fundamental analisar bem qual a solução que mais bem se adequa ao seu app e ao seu orçamento de marketing.