A partir de agora, os aparelhos Android vendidos pela TIM virão com o aplicativo AppGrátis embarcado de fábrica. O app indica um título gratuito por dia para download na Google Play. Geralmente são apps pagos que estão promocionalmente gratuitos por 24 horas, no dia da recomendação.

O AppGrátis funciona como uma ferramenta de marketing para desenvolvedores de aplicativos. A recomendação de um título faz com que ele cresça sensivelmente seu número de downloads, elevando subitamente a sua posição no ranking da loja de aplicativos, o que o torna mais visível dali em diante, melhorando sua performance mesmo depois do fim da promoção.

O AppGrátis é de origem francesa, mas tem versões para vários países, inclusive em português. Nasceu originalmente para iOS mas foi retirado da App Store pela Apple e então migrou para Android.

Análise

A TIM vem se destacando entre as operadoras móveis brasileiras pelo embarque de apps de terceiros em seus terminais Android. Além do AppGrátis, a TIM anunciou recentemente parceria similar com o Moovit, app colaborativo de transporte público. Trata-se de uma relação ganha-ganha: a operadora indica conteúdos de qualidade, que julga que farão diferença para seus consumidores, e os desenvolvedores ganham um importante canal de distribuição, diminuindo a dependência da loja de aplicativos.

Na prática, a TIM faz o que os fabricantes de smartphones vêm fazendo agora com os apps nacionais por força do governo. A diferença é que a operadora não tem restrição quanto à nacionalidade do desenvolvedor e faz isso porque enxerga na seleção e pré-embarque de apps um diferencial estratégico. É um movimento voluntário, não uma obrigação.