Os clientes que fizerem a portabilidade de seu número de telefonia móvel receberão uma mensagem na tela do celular e um SMS confirmando o pedido de mudança de operadora. A novidade começa a partir da próxima segunda-feira, 24, para usuários pessoas físicas do DDD 64 e será expandida gradualmente para outros DDDs do País.

O SMS deverá ser respondido em até 30 minutos para confirmar a portabilidade. Caso não responda, o processo é paralisado e o cliente deverá entrar em contato com a atual operadora, de modo que a empresa envie um novo SMS.

Caso deseje, a pessoa pode desistir da portabilidade, mesmo se responder SIM ao SMS de confirmação. Para isso, deve ligar para o atendimento da operadora para a qual pediu a portabilidade e solicitar o cancelamento do processo em até um dia útil antes da data prevista para a migração. Vale lembrar que após o pedido, a portabilidade leva três dias úteis.

De acordo com balanço da ABR Telecom, apresentado pela Anatel, entre setembro de 2008 e 31 de dezembro de 2022, foram realizadas 83,17 milhões de trocas de operadoras.