A Anatel anunciou que novos procedimentos para evitar fraudes na portabilidade numérica para celular entraram em vigor, em todo o País, a partir desta segunda-feira, 28. Agora, a troca do número para outra operadora terá que ser confirmada por SMS. Quando o usuário receber a mensagem, ele terá seis horas para responder “sim”. Caso ele não faça isso, ou responda “não”, a portabilidade será automaticamente cancelada.

Desde abril deste ano, vem sendo realizados testes com o novo procedimento de portabilidade numérica na região do DDD 64. Em seguida, o programa-piloto foi expandido para as regiões Centro-Oeste e Norte e, também, para os estados do Paraná e Santa Catarina. De acordo com o órgão regulador, a nova regra procura evitar “a ocorrência de fraudes relacionadas ao sequestro de linhas telefônicas, o que ocorre quando o criminoso se passa pelo titular da linha junto à prestadora”. Por isso, a Anatel ressalta a importância das operadoras darem todas as informações necessárias aos seus clientes.

A implementação dessa medida incorpora novas mudanças nos canais de vendas das operadoras (lojas, internet, televendas) e alterações em sistemas, capacitação de equipes de atendimento e fluxo de informações entre as operadoras. Além disso, modifica o relacionamento com os usuários, motivo pelo qual o novo procedimento será gradual.