O Canadá anunciou que proibirá os fornecedores chineses Huawei e ZTE para suas redes 4G e 5G. A medida foi anunciada pelo governo canadense em declaração de política publicada, intitulada Protegendo o Sistema de Telecomunicações do Canadá.

O ministro da Inovação, Ciência e Indústria, François-Philippe Champagne, declarou que se trata de uma forma de o país garantir segurança no longo prazo na infraestrutura de telecomunicações.

“Hoje, o governo do Canadá está garantindo a segurança de longo prazo de nossa infraestrutura de telecomunicações. Como parte disso, o governo pretende proibir a inclusão de produtos e serviços da Huawei e ZTE nos sistemas de telecomunicações do Canadá”.

E complementa:

“Como resultado, as empresas de telecomunicações que operam no Canadá não têm mais a permissão para usar equipamentos ou serviços designados fornecidos por Huawei e ZTE. Da mesma forma, as empresas que já utilizam estes equipamentos instalados em suas redes serão obrigadas a cessar seu uso e removê-lo. O governo pretende implementar essas medidas como parte de uma agenda mais ampla para promover a segurança das redes de telecomunicações do Canadá e em consulta com a indústria”.

https://twitter.com/FP_Champagne/status/1527389376812134405

O governo espera que os provedores de serviços de telecomunicações cessem a aquisição de novos equipamentos 4G ou 5G e serviços associados até 1º de setembro de 2022.

Em comunicado para os noticiários internacionais, a Huawei disse estar decepcionada com a decisão do Governo do Canadá. Contou que acredita que esta foi uma “decisão política infeliz que não tem nada a ver com segurança cibernética ou qualquer uma das tecnologias em questão.” E reforçou ainda que em 13 anos nunca houve nenhum incidente de segurança causado por equipamento da chinesa e que a proibição levará a “perdas econômicas significativas ao Canadá.”