O Google fez concessões e fechou um acordo nesta sexta-feira, 20, que permitirá que os apps de relacionamento do Match Group não usem o billing da sua loja de aplicativos. Em contrapartida, a controladora do Tinder retirará uma ordem judicial que foi apresentada contra o Google na Corte do Norte da Califórnia.

Como parte do acordo, o Match Group colocará US$ 40 milhões em uma conta de garantia. Essa foi a alternativa encontrada pelas empresas no lugar do Google cobrar diretamente pelas transações que ocorrem no Android sem o Google Play Billing.

Além da concessão no meio de pagamento, o Google se prontificou em não afetar a companhia em outras frentes, tais como:

  • Match Group não terá seus apps excluídos da loja de aplicativos;
  • Google vai aprovar atualizações dos apps do Match Group que terão alternativas de pagamento ao Google Play Billing;
  • Os apps do Match Group que não oferecem o Google Play Billing testarão o modal de pagamento quando o Google resolver problemas no meio de cobrança: atrasos em lançamento de novas funções; melhoria no atendimento ao cliente; garantir a privacidade de dados e a segurança do usuário; e dar mais opções de pagamentos (pacotes).

Importante recordar, o Match Group entrou com um processo e com a ordem judicial contra o Google e seu novo método de pagamento in-app, Google Play Billing. A companhia não queria adotar o meio e alegava práticas anticompetitivas e de monopólio do Google no setor. A ordem judicial mirava proteger o Tinder e outros apps da empresa de uma eventual expulsão da loja por não aceitar o billing da loja de aplicativos.

Disputa segue

Mesmo com o acordo, o Match Group segue criticando, como divulgado em nota.

“O Match Group mantém a posição de que as taxas demandadas pelo Google para pagamento fora do Google Play Billing são ilegais ante a lei federal e lei estadual (da Califórnia). Nenhum outro aplicativo ou produto na Google Play paga para transações fora da Google Play Billing atualmente. Mas porque o Google tem o completo monopólio sob o Android e seu ecossistema de distribuição, nós concordamos em colocar fundos em uma conta de garantia e manter o status quo do Match Group na loja de aplicativos Google Play, até que a Corte ouça e julgue os pedidos feitos contra o Google no dia 9 de maio por violar as leis”, disse.

Vale lembrar, a disputa entre desenvolvedores de apps e os dois principais ecossistema de distribuição (Apple e Google) tem sido tema na Justiça e em reguladores ao redor do mundo. Além da disputa com Epic Games, a embates com reguladores em regiões como Coreia do Sul, Reino Unido, União Europeia e Estados Unidos.