O Google deu um passo largo na corrida para quem aprimora os sistemas de busca na internet ao apresentar nesta terça-feira, 20, o Modo IA, um chatbot que permitirá que as consultas sejam feitas a partir de uma sequência de perguntas e respostas entre usuário e inteligência artificial. Ou seja, será possível fazer questionamentos mais complexos e longos, como em uma conversa. A ferramenta é um avanço do recurso Visões Gerais com IA (AI Overviews) e mais rápida. Para a companhia, é o futuro do sistema de busca.
O Modo IA recebeu integração com o Deep Research, que faz procuras em dezenas de fontes para gerar o resultado, e o Complex Data, gerador de gráficos em tempo real. Há também o Gemini Live, que permite a interação com o assistente virtual por voz e vídeo.
Vale dizer que, desde o seu lançamento, o recurso Visões Gerais em IA (AI Overviews, em inglês) alcançou 1,5 bilhão de pessoas em mais de 200 países.
Durante o Google I/O, a empresa também anunciou a chegada de agentes automatizados, os Agent Modes, entre outras novidades.
Agent Modes
Os Agent Modes são sistemas que combinam inteligência artificial de modelos avançados com ferramentas para agir em nome do usuário. Essas ferramentas serão levadas para a API do Gemini podendo ser integradas ao Chrome, Busca e ao App da IA generativa do Google.
Esta funcionalidade permitirá automatizar tarefas por meio de aprendizagem. Por exemplo: será possível descrever uma tarefa e ele replicar em contextos semelhantes. E, na prática, a IA generativa pode buscar (ingressos, por exemplo), ajustar filtros em sites, preencher formulários, agendar visitas ou consultas e fazer compras. Uma versão experimental do Agent Mode será lançada em breve para assinantes.
O recurso de compras terá um provador virtual para que a pessoa veja como a roupa desejada ficará em seu corpo. Para isso, a pessoa deverá fazer o upload de uma foto sua (de corpo inteiro, de preferência) e a IA faz a fusão entre imagem da pessoa e da roupa.
Outra novidade no recurso de compras é que a inteligência artificial terá um sistema para monitorar os preços e concluir a compra em alguns cliques.
Com permissão
A partir da autorização do usuário, será possível personalizar o Gemini para que ele ganhe ainda mais relevância. É o que o Google chama de “contexto pessoal”. Em breve, os agentes da IA generativa poderão personalizar respostas no Gmail. A partir de uma busca em seus documentos, será possível encontrar seu tom de escrita, conteúdo no Drive ou em e-mails antigos, e sugerir uma resposta para uma mensagem. A funcionalidade estará disponível para assinantes ainda este ano.
Lançamento do Modo IA
O Modo IA estará no mesmo campo do Google Lens no sistema de Busca. A ferramenta está disponível somente nos Estados Unidos e sem anúncios, neste primeiro momento. Ela será liberada para outros países nos próximos meses.
Os recursos mais avançados estarão disponíveis no novo plano de assinatura, o Google Ai Ultra e que custará US$ 250/mês.