O Spotify (Android, iOS e Windows Phone) já passou dos 100 milhões de usuários em sua plataforma de streaming musical. A empresa confirmou ao jornal The Telegraph que o ritmo de novos usuários está em 1,8 milhão por mês, sendo que 30 milhões do total de usuários pagam pelo serviço premium.

Com a notícia, o banco de investimentos GP Bullhound acredita que o Spotify passou o Skype como a start-up mais valiosa da Europa, com um preço estimado em US$ 8,5 bilhões. Sua receita cresceu 80% entre 2014 e 2015, alcançando 1,9 bilhão de euros.

Contudo, teve prejuízo de 173 milhões de euros, algo que levanta dúvidas sobre seu modelo de negócios. Oito anos após seu lançamento, a plataforma ainda possui em sua maioria (70%) usuários que não pagam, e usam as músicas em um modo freemium, assistindo propagandas em troca de acesso às músicas.

Além do problema com seu modelo de negócios, Spotify encontra rivais de peso na disputa, como o Apple Music, que chegou a 15 milhões de usuários pagantes em pouco tempo de existência.