O celular muitas vezes se presta ao papel de vilão em acidentes de trânsito, por causa de motoristas distraídos que atendem chamadas ou escrevem mensagens de texto enquanto dirigem. Um aplicativo israelense para Android chamado "iOnRoad" propõe a utilização do smartphone no trânsito com o objetivo oposto: reduzir o número de acidentes. Preso no vidro dianteiro por um acessório como esses que seguram aparelhos de GPS, o smartphone precisa estar com a câmera apontada para a rua. Usando as informações coletadas por GPS para medir a velocidade de deslocamento do carro e analisando em tempo real a distância dos outros veículos à frente do motorista, o app emite alertas sonoros quando há uma aproximação perigosa, com risco de colisão. Na prática, é uma espécie de realidade aumentada aplicada ao dia a dia do trânsito. "iOnRoad" pode rodar por trás de outros aplicativos ou com a tela apagada, para economizar bateria, mas segue emitindo os alertas sonoros para os motoristas distraídos.

Lançado em novembro de 2011, o app acumula mais de 500 mil downloads, informa Ohad Akiva, um dos diretores da empresa. O software está disponível em versões gratuita e paga. Esta última custa US$ 4,99 e acrescenta algumas funcionalidades, como a gravação em tempo real de vídeo do percurso e da velocidade de deslocamento do veículo, o que pode ser aproveitado em caso de necessidade de acionamento do seguro. Além disso, a versão paga também fotografa e salva as coordenadas do local de estacionamento automaticamente, para facilitar posterior localização.

Uma versão para iPhone está em fase final de desenvolvimento. O "iOnRoad" foi um dos destaques da Uplinq, conferência de desenvolvedores da Qualcomm realizada em San Diego, nos EUA, no fim de junho.