A carteira digital do Google (Android), ou Google Wallet, em inglês. foi lançada globalmente nesta quarta-feira, 20. Ela substitui o Google Pay e passa a incluir não apenas cartões de crédito, mas também cartões de transporte, cartões de embarque, cartões de programas de fidelidade, comprovante de vacinação, dentre outros. Ou seja, passa a ter uma função similar àquela de uma carteira de verdade, só que na forma de um app dentro do smartphone, com a garantia de segurança nativa do sistema operacional Android. A novidade havia sido anunciada em maio durante o Google I/O.

Tela do Google Wallet (Imagem: Divulgação)

Os serviços que podem ser adicionados à carteira variam de país para país e dependem de acordos locais firmados pelo Google. No Brasil, a Google Wallet começa com 16 parceiros: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, BTG, C6Bank, Itaú, Inter, Digio, Neon, Next, Nubank, XP, Visa, Mastercard, ELO, Ministério da Saúde (por meio do Datasus) e Ingresso.com. A parceria com o Ministério da Saúde permite incluir o comprovante de vacinação contra Covid-19 dentro da carteira do Google. E o acordo com o Ingresso.com viabiliza o acesso a tíquetes de eventos que o usuário tiver comprado, como, por exemplo, ingressos para o Rock in Rio.

Os cartões de crédito adicionados à carteira podem ser usados para pagamentos por aproximação, enquanto outros conteúdos, como cartão de embarque e ingressos de eventos, vêm com QR code para validação.

Para adicionar ingressos de eventos ou cartão de vacinação o procedimento deve ser feito através dos apps parceiros (Ingresso.com e ConecteSUS, por exemplo), clicando em um botão de compartilhamento com a carteira do Google.

Análise

A carteira do Google é uma resposta a funcionalidade similar já presente em iPhones há alguns anos. A diferença, contudo, talvez seja uma maior força do Google em firmar parcerias locais em países emergentes, o que pode conferir à sua carteira uma maior variedade de serviços. O fato de o Android ser o principal sistema operacional móvel no Brasil, presente em mais de 80% dos smartphones em atividade no País, faz com que desperte maior interesse de parceiros por aqui do que a Apple.

Provavelmente, após esse lançamento, muitas outras empresas vão bater à porta do Google no Brasil em busca de integração na Wallet. Resta ver se o processo de adição será rápido e simples – para cartões de crédito e débito, por exemplo, os requisitos de segurança demandam algum esforço técnico dos dois lados para implementação, o que toma certo tempo.

Uma boa adição futura à carteira do Google seria a de documentos oficiais de identidade, como a carteira nacional de habilitação e a recém lançada nova carteira de identidade nacional.