Os desenvolvedores de apps precisam aperfeiçoar a comunicação de sua política de privacidade. Um levantamento feito pelo MEF com os 100 apps mais baixados na Google Play e na App Store revela que 28% deles não apresentam ao consumidor os termos pelos quais tratarão seus dados. A informação é tida como de suma importância por 70% dos consumidores, de acordo com uma pesquisa mundial realizada pelo MEF no começo do ano.

Entre os 100 apps mais populares, apenas 55% informam sua política de privacidade dentro das lojas, ou seja, antes do download. 8% disponibilizam a informação somente dentro do app; 9%, por meio de um site móvel apenas; 14%, somente dentro da loja de aplicativos; 18%, por meio de um site e da loja; e 23% dentro do app e da loja.

Foi analisada também a forma como a política de privacidade é apresentada aos consumidores nesses apps. A maioria usa textos longos, que dificilmente serão lidos na íntegra. Em média, cada texto com os termos do serviço nos apps analisados contém 3.068 palavras, o que tomaria 12 minutos para a leitura completa por um adulto, considerando que o adulto médio lê 250 palavras por minuto. É tempo demais, se levado em conta que cada sessão em um app tem duração de dois minutos, em média. Entre os apps que disponibilizam sua política de privacidade, apenas 8% o fazem com textos curtos (menos de 750 palavras).