Depois de adiar por três meses o prazo de adesão à nova política de privacidade no Brasil, o WhatsApp (Android, iOS) sinalizou que pretende realizar ajustes em sua nova política de privacidade. Entre as mudanças estão: o ajuste do Aviso de Privacidade para o Brasil de modo a refletir práticas de transparência em níveis compatíveis ao que já realiza para usuários da União Europeia; atualização dos termos sobre o WhatsApp Business; elaboração de relatórios de impacto e de outros documentos solicitados pela ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados); sistematização dos mecanismos de controle interno. A empresa comprometeu-se também a desenvolver materiais educativos para os titulares de dados sobre o uso seguro do aplicativo.

O WhatsApp tem até o dia 31 de agosto para apresentar comprovantes das novas evoluções em sua política de privacidade. Em seguida, os quatro órgãos solicitantes dessas mudanças – Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), MPF (Ministério Público Federal), ANPD e Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) – vão se reunir novamente com a empresa para analisar a evolução dos pontos e definir os próximos encaminhamentos.

Em comunicado enviado para este noticiário, o app de mensageria afirma que vê com bons olhos a oportunidade de esclarecer informações a respeito da atualização de sua política de privacidade e reitera que está em constante contato com os órgãos competentes. “A empresa reforça sua disponibilidade para cooperação com as autoridades brasileiras e seguirá prestando as informações necessárias tanto para as autoridades quanto para seus usuários”, completa o comunicado