A estratégia da inDrive (Android, iOS) para a América Latina consiste em escalar nos países em que já está presente até 2026, em especial no Brasil. De acordo com Alexander Akhmataev, diretor de desenvolvimento de negócios para a companhia na América Latina, a plataforma já cobriu grande parte do mercado na região.
De fato, a empresa está presente em 48 países no mundo, sendo 17 na América Latina. Desses territórios, Akhmataev afirmou que México e Peru são os principais mercados da empresa na região, e comentou que o serviço faz sucesso no Peru porque o povo gosta de negociar os preços.
InDrive no Brasil
O diretor afirmou que o Brasil é visto como um dos “investimentos estratégicos” da InDrive no mundo e que haverá aportes para melhorar produtos e sua imagem no país: “Desde o lançamento, em 2018, a InDrive cresceu no Brasil. Mas agora parou e atingiu um platô”, explicou Akhmataev, ao lembrar que a companhia está atrás de 99 e Uber em market share de corridas.
“Portanto, nós precisamos investir mais em diferentes produtos, infraestrutura de pagamentos e soluções de segurança”, completou.
Nesta quarta-feira, 20, Stefano Mazzaferro, country manager da InDrive no Brasil, contou para esta publicação sobre o potencial que enxerga para crescer em novas verticais, como viagens intermunicipais e a iniciativa de empréstimo para motoristas, o InDrive.Money, que pode ajudar a reter os condutores na plataforma.
Além do Brasil, o InDrive.Money está no México e na Colômbia desde 2023.
Regulação
O executivo de negócios da InDrive para América Latina acredita ainda que os movimentos regulatórios para trabalhadores de apps trazem riscos para as empresas na América Latina. Ele acredita que isso pode aumentar os custos com mais seguridade social aos trabalhadores e cria pressão na plataforma por aumento de preços, que serão repassados ao consumidor final, algo que está acontecendo no México pós-regulação, afirmou.