A adoção do iOS7 no Brasil está acontecendo rapidamente. A pedido de MOBILE TIME, alguns desenvolvedores nacionais verificaram o percentual dos usuários de seus apps que migraram para a nova versão nesses dois primeiros dias. As respostas variaram de 19% a 35%. A taxa mais alta foi informada pela Movile, uma das maiores desenvolvedoras móveis brasileiras. Contudo, é importante lembrar que no caso da Movile seus apps não se restringem ao público brasileiro.

A migração da base de usuários para iOS7 está gerando problemas nos apps que ainda não foram atualizados. Ocorrem bugs de layout e de funcionalidades. Até em apps consagrados, como Facebook e Instagram, foram constados problemas entre os usuários que migraram para iOS 7. Flávio Stecca, CTO da Movile, confirma: "Infelizmente, sim, estamos enfrentando problemas em alguns apps.  Já foram publicados updates e estamos aguardando a aprovação da Apple. Porém, como esperado, o processo de review está bem mais lento nestas semanas." A Movile já migrou metade dos seus apps para o novo sistema operacional e deve concluir o processo até o fim do mês.

Leandro Ginane, sócio-fundador do deviceLab, laboratório brasileiro de testes para apps móveis, aconselha os desenvolvedores a aguardarem um pouco mais. "A questão é que o iOS 7 ainda não está redondo", explica. Ele acha melhor esperar por atualizações do sistema, que devem vir em breve.

Na alagoana Ilhasoft, não foram detectados bugs até agora em seus apps no iOS7. A empresa vai submeter atualizações para a nova versão somente na semana que vem. Um de seus sócios-fudandores, Bruno Amaral, testou o sistema em diferentes modelos de iPhone e recomenda que usuários de iPhone 4 não atualizem seus telefones, pois o sistema não está rodando bem nesse aparelho. Para ele, foi um erro a Apple ter liberado o iOS 7 para iPhone 4. Entre os apps da Ilhasoft, a proporção entre as versões do iOS era a seguinte no fim da tarde desta sexta-feira: iOS 6.1.3 (38%); iOS 7 (34%); iOS 6.1.4 (25%); iOS 6.1.2 (2%); e iOS (1%).

Análise

No Android, a base de usuários é extremamente fragmentada entre as várias versões do sistema operacional, o que obriga os desenvolvedores a manterem suporte para quase todas elas. No iOS, como há uma migração massiva dos usuários para cada nova atualização, os desenvolvedores podem aos poucos abandonar o suporte às versões mais velhas. O mais comum é manterem suporte para as duas últimas. Na Movile, por exemplo, o iOS 5 foi deixado de lado em agosto passado, por responder por uma parcela ínfima dos usuários de seus apps.