A Nextel será a terceira operadora brasileira a anunciar a adoção do RCS como novo padrão de mensageria móvel. A operadora está em fase final de testes com a tecnologia e escolheu o Google como fornecedor. Ela se juntará à Oi e à Vivo, que adotaram a tecnologia também com a plataforma do Google, que fica hospedada na nuvem e é oferecida de graça para as teles.

Atualmente, 25% da base de assinantes da Nextel possuem smartphones compatíveis com RCS, ou seja, com a versão atualizada do aplicativo Android Messages instalada, informa o diretor de produtos da operadora, Fábio Maeda, em entrevista para Mobile Time.

A Nextel pretende fazer o lançamento do RCS em outubro, com uma primeira campanha de comunicação de um serviço ou produto seu enviada para parte da sua base de assinantes habilitados para essa tecnologia. “Enxergamos o RCS como mais um canal para a comunicação com os nossos clientes, além do SMS, do WhatsApp, do email, do smart messsage etc”, explica Maeda.

Para a comunicação peer to peer, ou seja, para as mensagens trocadas entre usuários finais, a Nextel não decidiu se cobrará pelo tráfego de dados ou se adotará o zero rating.

Tampouco está definido se a operadora abrirá o RCS para marcas enviarem mensagens aos seus consumidores. “Hoje temos um tráfego de SMS A2P que é bem relevante. E em algum momento vamos avaliar se conseguiremos substituir parte desse tráfego pelo RCS. Mas não discutimos ainda preço ou modelo de negócios”, comenta.