Depois de ser a primeira operadora no Brasil a adotar a plataforma de mensageria RCS em janeiro e de realizar algumas campanhas para divulgação de seus serviços através desse canal em março, a Oi agora abre esse meio para seus clientes corporativos. Desta forma, marcas diversas poderão enviar mensagens de RCS para seus consumidores que são assinantes da Oi. O uso corporativo do RCS é conhecido como RBM (RCS Business Messaging).

Os primeiros testes de RBM na Oi estão sendo feitos com instituições financeiras e companhias aéreas, informa a empresa. São parceiros da operadora nesse projeto os integradores Infobip e Movile (Wavy). A plataforma de RCS da tele é fornecida pelo Google.

Além da Oi, a única outra operadora a ter adotado RBM até agora na América Latina é a mexicana Telcel.

O RCS permite que marcas realizem uma comunicação multimídia com seus clientes, ao contrário do que acontece via SMS. É possível enviar fotos, vídeos, áudios, QR codes etc, além de facilitar sessões de bate-papo entre consumidor e empresa, o que abre novas oportunidades que não o simples envio de notificações.

Para receber as mensagens de RCS, o usuário precisa ter um smartphone Android e o aplicativo Mensagens, desenvolvido pelo Google. O app está disponível para donwload na Google Play. Ele gerencia tanto as mensagens de SMS quanto aquelas de RCS.