A Pay4Fun, instituição de pagamento brasileira especializada no mercado de apostas online, está processando atualmente mais de R$ 500 milhões por mês para 432 sites que são seus clientes. No ano passado inteiro, foram R$ 2,6 bilhões – 133% a mais que em 2021. E no primeiro semestre deste ano foi movimentado R$ 1,6 bilhão, crescimento de 45% frente ao mesmo período de 2022. O número de usuários ativos mensais (MAUs) da companhia é de 1,2 milhão e expectativa é de chegar a 5 milhões ao final do ano que vem, com a regulamentação das apostas esportivas no País, prevê o cofundador e CEO da Pay4Fun, Leonardo Baptista, em conversa com Mobile Time.

A Pay4Fun começou a operar em 2018 para atender ao mercado de sites e apps de “apostas a dinheiro”, termo utilizado para abranger tanto as “bets” quanto casinos, pôquer e bingos online. No caso desses últimos, como a lei não proíbe sua operação digital, o entendimento é de que eles podem ser oferecidos em ambiente virtual. Mas, por via das dúvidas, as empresas são todas sediadas no exterior. A insegurança jurídica afastou desse mercado players consagrados do setor de pagamentos, abrindo uma oportunidade para a Pay4Fun.

“Cadê Mercado Pago, Pagseguro, Getnet? Todos estavam esperando para ver o que ia acontecer. Como não era um mercado regulado, havia muito medo e preconceito quanto ao jogo a dinheiro. Por isso esses players não entraram”, comenta Baptista.

Primeiramente, a Pay4Fun desenvolveu uma carteira digital, que foi integrada aos sites dos clientes. Os apostadores criam uma conta na Pay4Fun, carregam com dinheiro via transferência bancária ou pagamento de boleto, e utilizam o saldo nos jogos. É entregue também um cartão de crédito pré-pago internacional. Depois, a Pay4Fun desenvolveu uma solução de gateway de pagamento, para ser incorporado diretamente aos sites de apostas parceiros.

Regulamentação

Na entrevista concedida a Mobile Time, há cerca de duas semanas, o PL 3626/23 ainda não havia sido aprovado na Câmara dos Deputados, mas Baptista demonstrava que havia bastante interesse do setor na regulamentação: “todos querem estar no Brasil e seguir uma regulamentação, para dormir tranquilos, gerando imposto e trabalho”.

A regulamentação do mercado de apostas esportivas deve levar a um crescimento do setor, mas também a um aumento da concorrência em pagamentos. Porém, se as taxas forem altas demais sobre as empresas e/ou sobre os apostadores, Baptista alerta que isso pode alimentar o mercado cinza, com operações no exterior e acesso via VPNs.

A companhia tem 106 colaboradores e opera 24/7. Mais de 30 pessoas estão no departamento de tecnologia. E há uma grande parcela dedicada a atendimento ao cliente, informa o executivo.

Leonardo Baptista, Pay4Fun

Leonardo Baptista, CEO da Pay4Fun: “Todos querem estar no Brasil e seguir uma regulamentação, para dormir tranquilos, gerando imposto e trabalho”

Futuro

A Pay4Fun está se preparando para atender a outros setores no futuro, como turismo, e-sports, eventos e shows. “Ou tudo o que for ‘fun’, como está no nosso nome”, resume o executivo. Também está nos seus planos a internacionalização, começando por Peru e Chile em março de 2024.