A Ripio (Android, iOS) é uma empresa de tecnologia cripto com produtos e serviços, como o Ripio Trade, além de oferecer uma carteira digital (Ripio Wallet), com soluções voltadas para os mercados B2C e B2B. Em maio de 2023, completou 10 anos no mercado com mais de 8 milhões de usuários que movimentam cerca de US$ 200 milhões em volume por mês. As pessoas podem abrir uma conta de graça na plataforma que possui mais de 20 tokens. Entre eles, está o Criptodólar UXD, stablecoin pareada com a moeda norte-americana e desenvolvida pela Ripio. O criptoativo foi lançado pela empresa em agosto deste ano e já representa um terço do número total das operações com stablecoins na Ripio Wallet.

A Ripio é a empresa de tecnologia cripto com produtos e serviços para todo o tipo de público e ela soma mais de 8 milhões de usuários, considerando suas soluções B2C e B2B. A plataforma é um dos serviços oferecidos.

Recentemente, a Ripio anunciou a possibilidade de depositar em reais na conta e tê-los convertidos automaticamente no Criptodólar UXD. Só de ter esse ativo na carteira, o cliente recebe uma recompensa, creditada diariamente e refletida na seção “Movimentos” dentro do app, somando uma recompensa anual de 2% no caso do investidor holdear (aquele que investe recursos em criptomoedas e as mantêm por um período de tempo mais longo). A nova funcionalidade anunciada pela Ripio está disponível para todos os usuários do Brasil e da Argentina.

A plataforma da Ripio também permite a realização de diferentes operações, tais como: compras (físicas e virtuais), venda e swaps, por meio do Ripio Card.

A rede nativa do Criptodólar UXD da Ripio é a LaChain, blockchain de primeira camada (Layer One, ou LI) rápida e de baixo custo, orientada para o desenvolvimento de casos de uso que atendem às necessidades específicas de indivíduos e instituições latino-americanas, como pagamentos de varejo e liquidez em transações, sistemas internacionais de remessas e Identidade Descentralizada (DID).

A Ripio nasceu na Argentina e hoje está presente em oito países. A Ripio Wallet está disponível em seis: Argentina, Brasil, Colômbia, Uruguai, México e Espanha, onde iniciou a operação recentemente.