A Mercedes-Benz apresentou o seu sistema operacional para veículos, o Mercedes-Benz Operating System (MB.OS). Ele fará parte da arquitetura tecnológica de automóveis Mercedes Modular Architeture (MMA), que conecta os chips do carro direto à sua nuvem.

O sistema operacional foi criado por meio de parcerias com empresas de tecnologia. Um exemplo é a NVIDIA, que terá o chipset Drive Orin nos carros com direção autônoma em níveis 2 e 3. Também tem os sensores LiDAR, da Luminar, e os aplicativos do Google para uso no sistema de infoentretenimento dos automóveis, como Place Details e YouTube (liberado apenas no nível 3 de direção autônoma).

O OS da companhia é dividido em três partes:

  • MB.Connect, com aplicações do veículo, tais como navegação, controle remoto, proteção 360º, entretenimento, comunicação e atualização overt-the-air (OTA);
  • MB.Charge, com opções de tarifas flexíveis para recarga; disponível apenas para donos de carros elétricos;
  • MB.Drive, com atualização do sistema de direção autônoma, que começa em nível 3, mas pode ser atualizada pela loja Mercedes me Store, no carro ou na web.

A montadora também deve oferecer outros aplicativos para uso dentro da tela do veículo, como Antstream com jogos de fliperama, Webex e Zoom para videoconferências. Além disso, a companhia fará a oferta de serviços personalizados por meio da identidade dos consumidores da marca, o Mercedes me ID.

A ideia da companhia é que o OS seja liberado ao longo da próxima década.