A Ericsson já começou a produzir rádios 5G em sua fábrica de São José dos Campos/SP para atender à demanda nacional por infraestrutura de rede de quinta geração. Contratos comerciais já foram firmados e ordens de pedido feitas com as três grandes operadoras nacionais. A expectativa da fabricante é ter seus equipamentos presentes em 1,5 mil sites no primeiro trimestre do ano que vem e chegar a 4,5 mil até o fim de 2022, afirma Marcos Scheffer, vice-presidente de redes e serviços para cone sul da Ericsson, em conversa com Mobile Time.

A fabricante sueca é uma das líderes em market share em redes 4G no Brasil e acredita que há espaço para crescer ainda mais no 5G, aproveitando o relacionamento que já detém com as grandes teles e novos contratos com as operadoras regionais.

A experiência da Ericsson pode contar a favor nas negociações com as novas entrantes. “A Ericsson tem conhecimento grande do mercado de telefonia móvel e tem muito a agregar em estratégia, tanto tecnicamente no lançamento das redes quanto em consultoria de negócios, para ajudar a monetizar o investimento”, comenta o executivo. 

Scheffer destaca que no 5G as teles poderão monetizar de novas formas. Uma delas é a criação de assinaturas temporárias premium, com latência menor ou velocidade de uplink maior, o que pode servir para gamers ou durante algum evento com grande concentração de pessoas, como um show.

A fabricação nacional é outro diferencial competitivo a seu favor, pois lhe garante agilidade na entrega. Sua capacidade atual é de fabricar 2,5 mil rádios 5G por mês. Se consideradas todas as tecnologias, são 110 mil rádios por ano. Segundo o executivo, a fábrica está pronta para atender a toda a demanda local e ainda exportar para outros mercados da América Latina.