Uma pesquisa conduzida pela VeraQuest a pedido da desenvolvedora de aplicativos Life360 afirma que a maioria dos usuários de smartphones nos Estados Unidos compartilha sua localização por meio de um aplicativo. De acordo com o levantamento, entre os 1.169 adultos e adolescentes que possuem o aparelho, mais de 60% afirmaram que têm pelo menos um app de geolocalização como o Foursquare, e 36% disseram que têm dois programas ou mais. A pesquisa diz ainda que 41% dos adultos se mostram mais favoráveis a compartilhar a localização do que há cinco anos.

As empresas garantem que tanto o público adulto quanto o adolescente cita a segurança como a principal razão pela receptividade em compartilhar a localização, mas que isso significa dar essa informação a membros da família, e não a amigos. Entre o total, 87% dos adolescentes e 73% dos adultos dizem se sentir mais seguros ao saber que suas famílias sabem onde estão por meio do app, enquanto 39% dos adolescentes e 42% dos adultos disseram o mesmo ao compartilhar a informação com amigos. A Life360 explica ainda que 46% dos adultos e 47% dos adolescentes dizem que se sentem mais conectados a outros por meio de aplicativos que promovem socialização via geolocalização.

A pesquisa não deixa claro, entretanto, se apps de redes sociais como Facebook e Twitter, que não são especializados, mas possuem serviços de localização e "check-ins", foram levados em consideração na pesquisa. A empresa Life360 possui um aplicativo próprio (para Android e iOS) de compartilhamento por meio "mapas privados" que permite chats, check-ins e "alertas de pânico".