Uma das mais tradicionais fabricantes de alto-falantes inteligentes, a Sonos anunciou nesta terça-feira, 21, que vai parar de fornecer atualizações para seus produtos mais antigos a partir de maio deste ano. Eles tampouco receberão novas funcionalidades. Os produtos “legados” continuarão funcionando, ao menos por enquanto, informou o site The Verge.

“Hoje, a experiência da Sonos conta com um ecossistema interconectado, oferecendo acesso a mais de 100 serviços de streaming, assistentes de voz e opções de controle como o Apple AirPlay 2. Sem novas atualizações de software, o acesso a serviços e a funcionalidade geral do seu sistema de som acabarão sendo interrompidos, principalmente à medida que os parceiros evoluem sua tecnologia”, escreveu a empresa em seu blog.

Zone Player 120 é um dos dispositivos da Sonos que deixará de ser atualizado pela empresa

Todos os Sonos Zone Players, o Connect and Connect: Amp (de 2006), o Play: 5 (primeira geração), o controlador CR200 e o Bridge (de 2007) fazem parte da lista.

A empresa deu duas opções aos usuários de dispositivos legados: a primeira é continuar com eles até que parem de funcionar. A segunda é trocar o aparelho antigo por um novo com 30% de desconto. No caso, o velho iria para a reciclagem.

Clientes da Sonos com mais de um dispositivo acabam ficando com o sistema inteiro comprometido pelo fato de um deles ser antigo, uma vez que todos rodam a mesma versão de software.

Os produtos legados deverão continuar, mas a maior preocupação está nas atualizações dos aplicativos de streaming. Se um parceiro como o Spotify fizer uma alteração no SDK que exige hardware mais poderoso, esses produtos mais antigos podem ficar para trás.

A Sonos se orgulha por entregar produtos de alta qualidade e que duram para sempre. A empresa afirma que 92% dos dispositivos que vendeu permanecem em uso até hoje.

“Todo produto Sonos tem microprocessador, memória flash e outros componentes de hardware normalmente encontrados em computadores e smartphones”, escreveu a empresa em seu blog. E é por isso que os produtos mais antigos da Sonos estão chegando à obsolescência, já que seus aparelhos também estão presos às mesmas expectativas de longevidade que qualquer outro computador.

Os produtos “modernos”, continuarão funcionando normalmente e recebendo atualizações. São eles: Amp, Boost, Beam, Connect, Connect:Amp, Move,  One, One (Gen 2), One SL, Play:1, Play:3, Play:5 (Gen2), Playbar, Playbase, Port, Sub.