Tango é o nome do mais novo projeto de tecnologia de ponta do Google. Seu propósito é usar um smartphone para modelar em 3D ambientes fechados a partir de informações coletadas por diversos sensores presentes no aparelho, como a bússola, o giroscópio, o acelerômetro e a câmera. A empresa criou 200 protótipos de um smartphone com essa capacidade. Eles serão distribuídos a desenvolvedores para que criem aplicações a partir de uma API oferecida pelo Google. A novidade foi anunciada oficialmente pelo Google na última quinta-feira, 20.

São inúmeras as possibilidades de aplicações com essa tecnologia. A mais óbvia é a navegação indoor, que poderia auxiliar pessoas com deficiência visual a caminhar dentro de ambientes que não conheciam. A área de jogos também poderia aproveitar a novidade, criando games que dialoguem com o espaço ao redor.

A projeto Tango só é possível graças ao avanço dos processadores para smartphones, capazes de realizar trabalhos cada vez mais intensos com um consumo menor de bateria. O software embutido no smartphone Tango realiza 250 mil medições 3D por segundo, enquanto o usuário caminha pelo ambiente, capturando sua posição e rotação, enquanto desenha um modelo 3D do que há à sua volta com a ajuda das imagens da câmera. O Google publicou um vídeo descrevendo o projeto. Ainda não há previsão para disponibilizar comercialmente essa tecnologia.