O Google apresentou uma série de novidades nesta quinta-feira, 21, para ajudar os foliões a curtir o Carnaval com informações sobre trânsito, blocos de rua, notícias e tendências por meio das ferramentas Google Assistente, Google Notícias, Google Maps e Google Trends.

Google Assistente

Uma das principais novidades é a parceria do Google Assistente (Android, iOS) com a ONG Think Olga para mulheres denunciarem casos de abuso sexual. Basta uma pessoa abrir o assistente virtual e falar “OK, Google. Como reportar um assédio sexual” e uma série de contatos e procedimentos serão indicados, como os contatos da central de atendimento à mulher em situação de violência (180), da polícia militar (190) e o site da ONG para mais informações sobre o tema.

O app Blocos de Rua (Android, iOS) foi outro que entrou no Google Assistente. Para descobrir os grupos que vão desfilar pelas ruas de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Olinda, Salvador, Florianópolis ou Belo Horizonte basta dizer “OK, Google. Falar com Blocos de Rua”, e em seguida escolher uma das cidades para conhecer a programação local. Ou fale “Ok, Google. Shows em (cidade)” e ele mostrará os blocos e shows naquela região.

Além disso, o Google Assistente também responde a tradicionais perguntas capciosas dos usuários. Como “OK, Google. Crie um nome de bloco de carnaval” e a assistente diz com sua ironia robótica: “Bloco do ‘Só Não tem Resposta Quem Não Pergunta”. Ainda é possível perguntar “Quais são seus planos pro Carnaval?”, “Me dá uma dica de fantasia pro Carnaval?”, “Onde você vai passar o Carnaval?”, “E se chover no Carnaval?”, “O que você sabe sobre o Carnaval?” e “Você sabe sambar?”.

Google Maps

No Google Maps (Android, iOS), a principal novidade é que o aplicativo sinalizará quais ruas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte estarão fechadas durante as festividades quando o usuário traçar uma rota no app. Além disso, o aplicativo mostrará as mudanças no itinerário de ônibus. No mapa, os trajetos dos blocos ficarão em destaque para o motorista saber quais ruas pode evitar durante a folia. E, em clima de brincadeira, o Google Maps substitui o habitual ícone de carro no navegador por um trio elétrico com opções de cores em azul, verde ou vermelho.

Google Trend e Google Notícias

Por fim, o Google Notícias (Android, iOS) terá uma cobertura dedicada à festa com informações sobre clima, trânsito e eventos em Belo Horizonte, Florianópolis, Recife, Olinda, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As informações dos órgãos oficiais também estarão na plataforma. Por sua vez, o Google Trends traz as informações sobre o que desperta a curiosidade dos brasileiros no Carnaval, considerando as buscas feitas no Google.