O Google acaba de anunciar a parceria com o governo de São Paulo para a instalação do primeiro centro de engenharia na capital paulista, na manhã desta quarta-feira, 21. É o segundo espaço deste tipo da empresa no Brasil – o primeiro fica em Belo Horizonte e foi inaugurado em 2016. A expectativa de iniciar as operações é a partir de 2026, começando as obras do estabelecimento no segundo semestre deste ano.

Na coletiva no Palácio dos Bandeirantes, Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, contou que o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial (IA), segurança e privacidade na Internet serão prioridades no novo projeto, e as equipes estarão focadas em trabalhar com a proteção de usuários de produtos como o Gmail e a Busca.

Em dezembro de 2021, os executivos da empresa norte-americana afirmaram ter iniciado a discussão sobre o novo espaço. Vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a unidade será instalada no prédio 1 do campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), nas imediações da Universidade de São Paulo (USP). Com 7 mil metros quadrados, a nova instalação conta com três andares e capacidade para 400 pessoas. O centro – que busca fortalecer o ecossistema de inovação reunindo agentes dos setores privado, governo, pesquisadores, academia e startups – terá espaços para eventos, treinamentos e um auditório.

De acordo com Coelho, a companhia, apesar de iniciar os trabalhos daqui a dois anos, já está realizando a contratação de engenheiros das áreas de infraestrutura, privacidade e segurança que estarão operando em São Paulo.

No evento, estavam presentes o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, a diretora-presidente do IPT, Liedi Bernucci, e o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan.