O Fabric, espécie de hub de ferramentas para desenvolvimento móvel em Android e iOS oferecido gratuitamente pelo Twitter, é usado hoje em mais de 1 milhão de apps e está presente em mais de 1 bilhão de smartphones no mundo. Segundo a empresa, na média mundial, 50% dos apps com mais de 50 mil downloads ao mês utilizam o Fabric. No Brasil em particular, onde conta com presença local desde meados do ano passado, o percentual é ainda mais alto: 67% dos apps com mais de 50 mil downloads por mês utilizam as suas ferramentas, afirma o diretor do Fabric para América Latina, Agustín Pesciallo. São mais de 100 títulos nacionais, incluindo PlayKids, Easy Taxi, TIM Torcedor, Climatempo, GloboPlay, Palco MP3, dentre outros.

Segundo o executivo, o Brasil é o país da América Latina com maior número de aplicativos utilizando o Fabric. Ele destaca a alta qualidade de vários deles, que não deixam nada a desejar a títulos criados em mercados mais maduros. Além disso, ressalta o desenvolvimento do país em apps de verticais específicas, como chamada de táxi e reserva de salões de beleza.

O Fabric é composto por 12  ferramentas diferentes. A maioria são SDKs construídos pelo Twitter, mas há também de terceiros. Algumas das mais utilizadas são a Crashlytics, que monitora problemas na execução dos apps e aponta as linhas de código que precisam ser ajustadas; a MoPub, que auxilia os desenvolvedores na monetização de seus apps com publicidade, através da integração com mais de 170 adnetworks; e a Digits, para autenticação através do número celular, com envio de uma senha por SMS. Todas são gratuitas.

"O Twitter inventou o Fabric porque nossos desenvolvedores detectaram que o processo de criação de apps poderia ser mais simples. 70% da Internet dos EUA passa por apps. O futuro da Internet passa pelos apps. E estar presente em tantos aplicativos no mundo tem um valor significativo para a empresa", explica Pesciallo. Para o Twitter, o Fabric tem um valor estratégico, pois agrega uma visão detalhada do mundo dos apps dentro das duas maiores plataformas existentes (Android e iOS).