A Comissão Europeia apresentou nesta quarta-feira, 24, um pacote com regras e iniciativas para o uso da inteligência artificial por empresas pequenas, médias e startups do continente. Entre as novidades está uma regulação para montagem de fábricas de IA e uma injeção financeira para gerar investimentos de 4 bilhões de euros nos setores público e privado até 2027.

As fábricas de IA (espaços com grande capacidade computacional e gráfica para criar aplicações de inteligência artificial, uma espécie de evolução de datacenters e hyperscalers) envolvem “aquisição, modernização e exploração de supercomputadores” que serão ofertados em um “balcão único” para as startups. Os recursos virão dos programas Horizonte Europa e Europa Digital.

A NVIDIA é uma empresa que tem divulgado a importância das fábricas de IA nos últimos três anos.

Segundo Thierry Breton, comissário para o Mercado Interno da Europa, as fábricas de IA servirão como um único espaço para que as startups desenvolvam os modelos e as aplicações industriais de IA mais avançadas. Por sua vez, a vice-presidente executiva responsável por uma Europa Preparada para a Era Digital, Margrethe Vestager, disse que a ideia do pacote de medidas é permitir que PMEs e startups tenham acesso “à rede de supercomputadores europeus”.

Também estão entre as propostas:

  • Criação de um gabinete para IA na Comissão para atuar junto ao parlamento e supervisionar a futura regulação de IA;
  • Implementação de espaços comuns de dados europeus;
  • A iniciativa GenAI4EU para apoiar o desenvolvimento de novos casos de uso e aplicações de robótica, saúde, biotecnologia, indústria, mobilidade, clima e mundo virtual;
  • E dois consórcios com estados-membros, o ALT-EDIC para manter a diversidade linguística da Europa e EDIC CitiVERSE, para desenvolver gêmeos digitais em cidades inteligentes, como simulações em gestão de tráfegos e resíduos.

Cronograma

Para as fábricas de IA, o próximo passo será a análise do pacote pelo Parlamento e pelo Conselho Europeu para adicionar as propostas ao regulamento de criação da Empresa Comum para a Computação Europeia de Alto Desempenho. Por sua vez, o Escritório de IA foi criado a partir desta quinta-feira, 24, mas as operações começam nos próximos meses. E os consórcios do ALT-EDIC e EDIC CitiVERSE serão estabelecidos nos países-membros.