O Ubook mudou o nome do seu app de audiolivros e podcasts para o consumidor final, que agora se chama Audimo (Android, iOS). Junto com o lançamento, está trazendo uma série de novos recursos, a começar por um assistente virtual chamado Dimo, que está integrado ao ChatGPT e responde por voz a qualquer pergunta do usuário. A novidade por enquanto está disponível somente para iOS, mas em breve chegará ao Android.

Tela do Dimo.ai no app da Audimo

O próximo passo na evolução do Dimo será a sua integração com dados do catálogo de livros do Ubook. Com isso, o usuário poderá pedir, por exemplo, o resumo de um livro. E qualquer resposta pode ser traduzida automaticamente para 16 línguas diferentes. Há opções de vozes masculinas e femininas para o Dimo. A tecnologia de text-to-speech utilizada é da Microsoft. 

Na prática, o Dimo funciona como um ChatGPT que fala. O usuário escreve seu pedido e ele responde por voz. Não há cobrança para conversar com o Dimo. Mas em breve será adicionada publicidade em áudio antes das respostas para os usuários que não são assinantes da versão premium da Audimo.

“O boca a boca gerado por esse serviço vai atrair novos usuários. Acredito que o custo de oferecer essa tecnologia de graça será similar ao custo de aquisição de cliente (CAC) que teríamos para conquistar um assinante de forma inorgânica”, avalia Flávio Osso, CEO da Audimo, em conversa com Mobile Time.

Estúdio

Outra novidade que chegará nas próximas semanas ao app da Audimo é um estúdio digital para produção e publicação de podcasts. O Dimo, aliás, será uma das ferramentas dentro dele. 

A Audimo vai permitir que os criadores de podcasts cobrem uma assinatura mensal para acesso a seus conteúdos, variando de R$ 0,99 a R$ 199. Desse valor, 85% ficará com o produtor e apenas 15% com a plataforma. O billing será feito diretamente pela Audimo.

“Hoje, produtores pequenos não são remunerados em outras plataformas, porque algumas demandam uma quantidade mínima de seguidores ou de horas produzidas. Com a gente, qualquer um poderá colocar seu canal no ar e monetizar desde o primeiro dia”, explica Osso.

Para o lançamento, a Audimo vai trazer alguns âncoras que possuem milhões de seguidores em redes sociais para estrearem no mundo dos podcasts. Mas seu público-alvo são os produtores de menor porte. “O mercado de podcasts não é feito só de ‘Flows’ (em referência ao podcast Flow, um dos mais populares do País). Há milhões de produtores. O dinheiro gira em torno de 5% deles. É para os outros 95% que queremos falar, dar voz. Queremos democratizar”, resume o executivo.

O catálogo da Audimo hoje é composto por mais de 350 mil podcasts, 120 mil audiolivros e 1,1 mil documentários. “Somos a maior plataforma de streaming de áudio do mundo em língua portuguesa”, afirma Osso.