A partir de quarta-feira, 22, a Microsoft Brasil vai disponibilizar seu dispositivo de realidade mista e de experiência imersiva, o HoloLens 2.

O óculos tem integração com funcionalidades do Dynamics 365 para Mixed Reality, solução de negócios em nuvem.

Entre essas ferramentas estão o Dynamics 365 Remote Assist, que permite auditorias e inspeções remotas com o suporte de serviço de especialistas, possibilitando a realização de cirurgias, por exemplo, com recursos para auxiliar na precisão e eficiência necessárias para este tipo de procedimento, ou manutenção de equipamentos industriais à distância.

É possível também utilizar o Dynamics 365 Guides, ferramenta de colaboração remota e capacitação de funcionários.

Segundo a Microsoft, a Protegendo Cérebros, Salvando Futuros (PBSF, na sigla em inglês) pretende usar o HoloLens 2 para a prevenção de sequelas neurológicas em recém-nascidos. A ideia é utilizar o dispositivo para a avaliação de recém-nascidos com alto risco de lesão cerebral permanente (como por exemplo crianças que apresentam asfixia perinatal, prematuras, com má formação do coração ou ainda outras lesões neurológicas). A empresa atende mais de 40 hospitais públicos e privados em todo território brasileiro.

Na prática, o médico usa o HoloLens 2 e se conecta com um especialista da PBSF, que fica em uma central de vigilância e inteligência, situada em São Paulo. A central oferece aos hospitais um monitoramento da atividade cerebral do bebê. Com o uso do dispositivo, os dois profissionais poderão avaliar, conjuntamente, fazer o diagnóstico e indicar se o bebê precisa de um tratamento específico.

O primeiro hospital a utilizar o HoloLens 2 será a Santa Casa de São Paulo.

O valor do dispositivo não foi divulgado.