A Unifique espera vender 100 mil chips este ano para a sua recém-lançada operação móvel em 5G. Neste começo de ano, após os primeiros três meses de atuação em telefonia celular, a operadora passou dos 10 mil chips vendidos. A informação foi compartilhada pelo CEO da operadora, Fabiano Busnardo, durante a apresentação de resultados financeiros de 2023 nesta quinta-feira, 21.

A Unifique pretende levar sua cobertura 5G para 40 cidades este ano. Atualmente, está em três cidades de Santa Catarina ainda em piloto (Timbó, Garuva e Guarituba). Nelas, foram vendidos 2 mil chips em janeiro, 4 mil em fevereiro e 5 mil em março.

Vale dizer, o CEO afirmou que, em outras cidades, a companhia vende serviços móveis com roaming e tráfego pago para uma operadora parceira, cujo nome  ao foi revelado.

Por sua vez, José Wilson, CFO e diretor de relação com os investidores da Unifique, afirmou que os investimentos em 2024 serão similares a 2023 (R$ 218 milhões de CAPEX), mas serão mais direcionados para o avanço da companhia na quinta geração das redes móveis.

Busnardo lembra que apesar de não terem vendido serviço móvel em 2023, a companhia investiu na instalação do 5G e agora espera colher os frutos.

Estratégia

Slide da apresentação da Unifique para analistas de mercado com os planos de 5G e Internet Fixa para as três cidades de SC (reprodução: Unifique)

Busnardo afirmou ainda que espera chegar aos 100 mil assinantes no 5G até o final de 2024 em pacote combinando com a Internet fixa, e almeja a redução de barreiras tecnológicas e comerciais para oferta das redes celulares até o fim do primeiro semestre deste ano.

Entre os entraves citados no segmento móvel durante conferência com analistas nesta quinta-feira, 21, o CEO da operadora afirmou que há o desafio logístico, uma vez que a venda dos chips ainda é em loja própria, mas, em breve, terá um parceiro para ampliar para mais canais. Outro obstáculo é o fato de a base de clientes com smartphones 5G receberem atualizações para os aparelhos funcionarem na rede da operadora. No momento, 70% da base aguarda atualizações nos seus handsets: “À medida que melhorarmos (a base) com os aparelhos rodando as atualizações, nós vamos conseguir um ritmo de vendas”, disse o CEO.

Atualmente usando a base de assinantes da Internet fixa para ofertar o 5G, a Unifique obteve 1,5% do share de mercado em Timbó/SC, cidade a 180 km de Florianópolis. Busnardo afirmou ainda que esperam ter 10% de fatia de mercado móvel nas cidades onde construirão cobertura nos próximos 24 meses. No combo, a operadora oferece planos com 5G e internet fixa (500 MB) a partir de R$ 160. Além de Timbó, o 5G da Unifique chega em regime piloto em Garuva e Guarituba, também em Santa Catarina.

Busnardo disse ainda que deseja avançar com um sistema próprio para reduzir a fricção e dar mais controle ao usuário. Isso será feito com eSIM e gestão via app, algo que foi desenhado a partir de um BSS interno da Unifique.

Imagem principal: arte feita pelo artista Nik Neves para Mobile Time