A AT&T recebeu uma recomendação do Conselho Nacional de Revisão Publicitários dos Estados Unidos (NARB) da Divisão Nacional de Publicidade (NAD) para deixar de usar os termos “5G Evolution” e “5G Evolution, The First Step to 5G” em publicidades e meios comerciais. Em decisão publicada nesta quinta-feira, 21, o NARB conclui que o uso comercial do 5G Evolution induz o consumidor ao erro, uma vez que dá a impressão de que a operadora está oferecendo o 5G, quando não é verdade.

Vale lembrar, o 5G Evolution foi lançado no começo de 2019. Embora tenha aumento de velocidade de download e upload, esta modalidade de rede móvel é na verdade uma melhoria na rede 4G. A empresa foi criticada na época por usar o termo 5G em uma rede que não é realmente da quinta geração.

Em resposta, a AT&T disse que discorda da decisão do conselho. No entanto, a companhia acatará a decisão e deixará de usar os dois termos comercialmente. Atualmente, o 5G Evolution alcança 190 regiões norte-americanas, e o 5G puro, 35 localidades nos Estados Unidos.

A ação foi movida pela T-Mobile junto ao NARB.

Vale dizer que esta não é a única decisão contra operadoras no 5G. Recentemente, o NAD pediu que a Verizon parasse de veicular propagandas com “The Most Powerful 5G Experience for America” (na tradução livre do inglês, “a experiência mais poderosa do 5G na América”).