A coluna. Aquele item do seu corpo que mais pede arrego no final de 2020 e a principal vítima do home office durante a crise do novo coronavírus. Veja, não é achismo.

A busca pelo termo dor nas costas chegou a crescer 96% durante a pandemia e as buscas por cadeira gamer (em teoria, mais ergonômicas) explodiram (100%) durante a Black Friday de 2020, segundo dados do Google Trends. Além disso, um estudo da Fiocruz com a UFMG com 44 mil pessoas entre abril e maio deste ano, mostrou que as pessoas com problemas de coluna alertaram aumento de dor (50%) e que aqueles que não tinham dor nas costas (40%) passaram a ter. Outra análise da IQVIA publicada em Veja relatou um aumento de 62% nas buscas por analgésicos sem prescrição no Brasil, se comparado a 2019. As pesquisas por pomadas e emplastros aumentaram 10%.

Sabemos que muitas empresas ajudaram os seus funcionários a comprar cadeiras e mesas ergonômicas; até noticiamos que algumas das companhias tiraram esse material do escritório e enviaram para a casa de seus colaboradores. Mas infelizmente não é realidade de todos, como pôde ser visto nas buscas da Black Friday.

Pensando neste cenário, a dica de aplicativo desta semana é o Back Exercises Pro (Android, iOS) que ajuda as pessoas a fazerem exercícios e alongamentos para evitar dores nas colunas, braços e pescoço, algo que o hospital HCor de São Paulo indica fazer 30 minutos por dia cinco vezes por semana.

O aplicativo era pago, mas tornou-se gratuito nesta semana. Por meio dele é possível acessar uma série de exercícios que são demonstrados por áudio e vídeo. Há centenas de exercícios para dor crônica, busca de uma vida saudável, exercícios matutinos, alongamento da coluna, reforço da região lombar, fortificar as costas, fortificar o pescoço e até volta de pós-operatório.

Totalmente em português (com alguns problemas de tradução), o app permite que o usuário crie sua própria sessão de exercícios, marque os treinos que realizou e acompanhe sua evolução estatístico. Ou seja, o app é simples, fácil de mexer e instrui bem o usuário na jornada do dia a dia.

Importante dizer que, se as dores persistirem, o ideal é procurar um profissional de saúde.