Apple; Tim Cook

Tim Cook durante evento da empresa em Nova York

Tim Cook, o CEO da Apple, depôs nesta sexta-feira, 21, sobre o modelo de negócio da App Store. Trata-se do último questionamento antes da decisão que será dada pela juíza Yvonne Gonzalez Rogers sobre o caso Apple X Epic Games, e seu jogo Fortnite.

De acordo com reportagem da CNBC, Rogers perguntou a Cook qual era seu problema em permitir aos usuários do iPhone a escolha de uma taxa mais baixa (a empresa cobra 30%), especificamente para jogos. Cook disse que os usuários podem escolher entre iPhones ou dispositivos Android.

A juíza continuou e perguntou se a Apple tem problemas em fornecer aos usuários informações para obterem as mesmas compras encontradas no aplicativo por meio de um navegador da web, ignorando a taxa de 30% cobrada pela Apple – sugerindo um compromisso em que a Apple permitiria que empresas como a Epic Games conectassem usuários de apps a um navegador da web para fazer transações, em vez de forçá-los a usar o mecanismo de billing da Apple.

Cook disse que a Apple enfrentou uma competição acirrada por desenvolvedores e usuários. “No entanto, você não tem concorrência nessas compras no aplicativo”, respondeu Rogers.

A juíza também duvidou de que o App Store Business Program (Programa para Pequenos Negócios), da Apple, que cortou as taxas da App Store pela metade para pequenos desenvolvedores, foi feito efetivamente para desafogar as pequenas empresas durante a pandemia do novo coronavírus, como Cook afirmou em seu testemunho. “Isso parecia ser o resultado da pressão acumulada por causa das investigações, dos processos judiciais”, disse Rogers. Cook afirmou que os processos estavam na sua cabeça, mas o que desencadeou o programa foi a preocupação com as pequenas empresas durante a pandemia.

Rogers comentou que viu uma pesquisa em que 39% dos desenvolvedores da Apple estão insatisfeitos com a App Store. “Não me parece que você sinta qualquer pressão ou competição para realmente mudar a maneira como você age para lidar com as preocupações dos desenvolvedores”, disse Rogers. Cook discordou e disse que a Apple “vira o ambiente de cabeça para baixo para os desenvolvedores”.

A juíza encerra o caso na próxima segunda, 24, mas já antecipou que o comunicado de sua decisão pode levar semanas ou meses. Depois, as empresas poderão recorrer da decisão.

Durante seu depoimento, Cook disse que sua empresa enfrenta uma acirrada competição em smartphones. A Apple teria 30% do market share dentro dos Estados Unidos com o iPhone e 15% de fatia do mercado internacional.

Outro argumento levado ao tribunal pelo CEO da Apple é que o controle da App Store seria essencial para a segurança e a privacidade de seus usuários, e um importante diferencial em um mercado competitivo de smartphones. Cook disse ainda que a App Store seria uma “bagunça tóxica” sem as regras e políticas da Apple contra as quais a Epic Games está lutando no tribunal.