A Apple rejeitou o pedido da Epic Games para ter uma conta de desenvolvedor que usaria para lançar uma loja de aplicativos para dispositivos iOS na Europa, disse o CEO da Epic, Tim Sweeney, nesta quarta-feira, 6. Com isso, a desenvolvedora de jogos como Fortnite atrasa seus planos em criar uma loja própria para iPhone. A Apple havia anunciado recentemente a aprovação da conta.

“Anunciamos recentemente que a Apple aprovou nossa conta de desenvolvedor da Epic Games Sweden AB. Pretendíamos usar essa conta para trazer a Epic Games Store e o Fortnite para dispositivos iOS na Europa, graças à Lei de Mercados Digitais (DMA). Para nossa surpresa, a Apple encerrou essa conta e agora não podemos desenvolver a Epic Games Store para iOS. Esta é uma violação grave do DMA e mostra que a Apple não tem intenção de permitir uma verdadeira concorrência em dispositivos iOS”, escreveu a Epic Games em seu site, onde também colocou a carta enviada pela Apple.

A autorização da Epic Games em fazer sua loja de aplicativos dentro da App Store é uma exigência da DMA (Ato de Mercados Digitais), lei da União Europeia que permite lojas de apps de terceiros e que procura, com isso, evitar a concentração de poder das big techs e aumentar a concorrência.

A Epic Games alega que a Apple está retaliando a desenvolvedora de jogos por ter criticado o plano de conformidade com o DMA.

“Se a Apple mantiver seu poder de expulsar um mercado de terceiros do iOS a seu exclusivo critério, nenhum desenvolvedor razoável estaria disposto a utilizar uma loja de aplicativos de terceiros, porque eles poderiam ser permanentemente separados de seu público a qualquer momento”, continuou a Epic.

A Apple também alega que a Epic é uma ameaça ao seu ecossistema, mas a desenvolvedora alega que as empresas mantêm relações contratuais desde 2010 para jogos da Epic, Unreal Engine e as ferramentas de criação da desenvolvedora de jogos, além de comercializar na App Store games criados com a tecnologia da Epic.

“O DMA foi projetado para eliminar o desequilíbrio de poder que a Apple está provando que existe hoje: eles afirmam ter controle total para bloquear lojas e aplicativos concorrentes. Continuaremos a lutar para trazer verdadeira concorrência e escolha aos dispositivos iOS na Europa e em todo o mundo”, complementou.

A relação entre as empresas passou a ser bélica quando a Epic processou a Apple, em 2020, pedindo que o Fortnite escapasse da taxa de 30% das vendas na App Store e a empresa de Tim Cook acabou suspendendo a conta da Epic em sua loja de aplicativos.