O Google anunciou o desenvolvimento do Android XR, voltado para diferentes dispositivos como headsets e óculos, todos integrados ao Gemini, a inteligência artificial generativa do Google. O produto é fruto de parceria com Qualcomm e Samsung.
O anúncio foi feito durante o Google I/O 2025, evento que apresenta as últimas novidades da companhia para desenvolvedores, nesta terça-feira, 20. Na prática, a IA enxerga o que o usuário dos óculos está vendo, entende o contexto e interpreta. A ideia é que todos os aplicativos Google possam ser acessados pelos dispositivos.
Óculos com Android XR
Com câmeras, microfones e Gemini, os óculos desenvolvidos acessam os apps do Google. Ele funciona com o smartphone, mas sem precisar tê-lo em mãos.
Com a IA generativa, é possível pedir endereços, localização de lojas, entre tantas outras funcionalidades. Ela lembra de detalhes do que a pessoa viu ao longo do dia, reserva horários na agenda do usuário e navega sem a necessidade da tela do celular.
Os óculos Android XR também fazem tradução simultânea de conversas entre pessoas falando duas línguas diferentes. A tradução aparece como uma legenda.
Protótipos dos óculos estão sendo testados e desenvolvedores poderão começar a criar para esses dispositivos ainda este ano.
Vale dizer ainda que as marcas Gentle Monster e Warby Parker serão os primeiros parceiros para a criação de óculos Android XR.
O dispositivo com realidade mista é a resposta do Google para os óculos da Meta
Project Moohan
O primeiro headset Android XR será o Project Moohan, desenvolvido com a Samsung. O headset oferece tela infinita para explorar os aplicativos com Gemini auxiliando. Com ele, é possível visitar cidades em qualquer canto do mundo e perguntar a respeito daquilo que está se vendo, além de pedir conteúdos extras a respeito dessa localidade.
Será possível, também, assistir a esportes de maneira imersiva, como se estivesse no estádio, mas com dados sobre a partida.
O Projeto Moonhan estará disponível ainda neste ano e é encarado como a resposta do Google para o Vision Pro, da Apple.