O diretor de casa inteligente e desenvolvimento de novos negócios da Vivo, Marcio Samis, informou que a companhia tem 6,5 mil novos consorciados de smartphones em parceria com a Klubi (Android, iOS) a cada mês. Durante o MobiXD 2025, evento organizado por Mobile Time em São Paulo nesta terça-feira, 20, o executivo afirmou que há correlação na parceria.
“Ganhamos dinheiro com isso? Ganhamos pouco. Não é uma receita relevante para a Vivo. Mas hoje tenho mais de 6 mil clientes por mês comprando carta de crédito de consórcio [documento que permite ao consorciado adquirir um bem]. E depois, quando termina esse prazo, quando o consumidor está com dinheiro na mão, a carta de crédito, eu sei quem é ele, seu CPF. Posso fazer uma ação e jogar ele para uma loja da Vivo para ele comprar um eletrônico na Vivo”, explicou, ao lembrar que esta é uma categoria nova de consórcio.
“Consórcio é um mercado que cresce dois dígitos há 12 anos. Mas não existia um modelo de negócio de consórcio de eletrônicos. Normalmente, consórcio é de veículo e de residência. Portanto, nós investimos na startup (via Vivo Ventures) e montamos um produto de consórcio de eletrônico”, detalhou. “Criamos um produto para facilitar a vida dele (consumidor). Podemos não necessariamente ganhar tanto dinheiro, mas depois eu converto esse usuário para uma loja”, concluiu.
Klubi
Em conversa recente com Mobile Time, Anderson Silva, CTO e cofundador da Klubi explicou que tem 15 mil consórcios vendidos por mês. Assim como vende os smartphones neste formato, a startup também oferece consórcios de viagem e moto e os tradicionais de automóvel e residencial. Agora, a companhia se prepara para entrar em outro segmento, o de seguros, devido à sinergia em ofertar consórcio com seguro, mas também pela oportunidade de atrair mais consumidores.